Páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016


Concurso do Plano Nacional de Leitura 2016/2017 
 Regulamento 

Consulta o Regulamento do concurso "Faça lá um poema" e para mais esclarecimento, consulta a Professora Bibliotecária e o Professor de Português.


Com intenção de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia e no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia, o Plano Nacional de Leitura, PNL, e a Fundação Centro Cultural de Belém, CCB, convidam todas as escolas do país, públicas e privadas, a participar no Concurso FAÇA LÁ UM POEMA, FLP, que decorrerá entre Dezembro de 2016 e Março de 2017.  
O concurso FLP é dirigido aos alunos dos níveis de ensino Básico e Secundário de todas as escolas (agrupadas e não agrupadas), do continente e ilhas. 
Tal como em edições anteriores, a apresentação pública dos poemas que se destacarem pela sua criatividade e originalidade, terá lugar no Centro Cultural de Belém, no âmbito das comemorações do DIA MUNDIAL DA POESIA que se celebra a 21 de Março de 2017. Por se tratar de um dia útil da semana, Terça- Feira, a cerimónia de apresentação dos vencedores e a entrega de prémios será feita no fim de semana seguinte, em data a anunciar posteriormente (25 / 26). 

COMO PARTICIPAR: 
1. A participação no concurso é individual [não serão considerados trabalhos de grupo ou de turma]. 

2. O envio dos poemas a concurso deve ser feito, impreterivelmente, até ao dia 24  de Fevereiro de 2017. 
Os textos enviados depois desta data não serão considerados a concurso. 

3. A Seleção dos Poemas a Concurso é feita pelo responsável do FLP em cada agrupamento/escola não agrupada, de acordo com o procedimento seguinte: 
a) Cada AGRUPAMENTO seleciona, de entre todos os já pré-selecionados e enviados pelas escolas, os 4 melhores poemas -1 por cada nível de ensino. 
b) Cada ESCOLA NÃO AGRUPADA seleciona os 4 melhores poemas - 1 por cada nível de ensino. 

4. Os Poemas selecionados devem ser enviados para o Plano Nacional de Leitura em Formulário próprio onde constam os respetivos elementos de identificação: 
 a) O Formulário do concurso, disponível a partir do dia 01 de Janeiro de 2017, na página do PNL, deverá ser devidamente preenchido e submetido por um professor responsável. 
b) O Formulário deve ser anexado a uma mensagem a enviar para o PNL. c) Só serão consideradas válidas as inscrições em que constem os dados corretos de identificação da escola. 

5. O Concurso não é subordinado a nenhum tema específico. 

6. Os critérios de avaliação dos poemas enviados obedecem, genericamente, aos itens seguintes: 
 a) Adequação morfológica e sintática.
 b) Riqueza de conteúdo, |originalidade do tema e do estilo.

7. Os poemas serão avaliados por um júri de cinco elementos, designados pelo CCB e pelo PNL. 

8.  As decisões do júri são soberanas pelo que não são sujeitas a recurso. 

9. Os textos que não corresponderem às cláusulas do presente regulamento não serão considerados para efeitos de concurso. 

10. Aos autores dos que forem considerados os melhores Poemas, serão atribuídos prémios, a anunciar oportunamente e a divulgar na página dos Concursos PNL. 

11. Os poemas premiados serão publicados na página dos Concursos do PNL e no sítio do CCB. 12. Os premiados serão convidados a ler os seus poemas na cerimónia pública de entrega dos prémios, a realizar em Março de 2017, a propósito do Dia Mundial da Poesia, no CCB – Centro Cultural de Belém - Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário